Próximos Shows

30*NOV*2013 - Festival Marmotas - João Monlevade, MG 15:00

08*DEZ*2013 - Dark Side Rock Bar (Abertura da banda Almah) - Vinhedo, SP 21:00

Entrevista: Novo Metal


Entrevista na WEB

Site: Novo Metal
Entrevistador: Pedro Menezes
URL Original: Interview http://www.novometal.com/entrevistas/exibir.php?id=40
Espelho: 11*08*2010

04/10/2005

O Amazon é uma banda nova, mas já passou por alguns problemas com gravadoras. Felizmente, conseguiram aprender bastante com essa experiência. Nesse ano, lançaram seu primeiro cd Victoria Regia, pela Hellion Records. Conversamos com a banda e descobrimos muitas curiosidades! Confira tudo abaixo!

Novo Metal Webzine - Os nomes “Amazon” e “Victoria Regia” são bem brasileiros. Quais os motivos que os fizeram ser escolhidos por vocês? De quem foi essa idéia dos nomes?
Amazon – Acreditamos que esses nomes seriam legais justamente por identificarem a banda e deixar claro de onde ela vem. Além disso, são nomes de fácil assimilação, e que podem ser facilmente pronunciados em praticamente qualquer língua. O nome Amazon foi idéia do Renato e Victoria Regia foi sugerido por uma pessoa de fora, que acompanha bastante a banda.

Novo Metal Webzine - O cd Victoria Regia seria lançado pela Megahard, mas vocês romperam o contrato por problemas com a mesma. O que realmente aconteceu?
Amazon – Na verdade, nós apenas comunicamos a rescisão, que estava prevista no contrato caso o CD não fosse lançado em seis meses. Como o CD não saiu, tínhamos o direito de negociar nosso material com quem quiséssemos, e foi o que fizemos, 2 meses após o contrato com a Megahard ter expirado.

Novo Metal Webzine - Como está sendo essa parceira com a Hellion Records? Como tudo começou?
Amazon – Trabalhar com a Hellion tem sido uma experiência e tanto para a banda. O pessoal tem demonstrado uma preocupação em fazer a coisa andar, e está correndo tudo como esperávamos. Quando saímos do selo antigo, levamos o material para o pessoal da Hellion e obtivemos resposta positiva. Aí foi só colocar a mão na massa e começar a trabalhar.

Novo Metal Webzine – Quais as diferenças existentes entre o disco que sairia pela Megahard e o que saiu pela Hellion?
Amazon – A arte do CD, o encarte, etc, enfim, toda a parte gráfica foi retrabalhada pela Ísis Souza. Alteramos fotos, a capa. O áudio continua o mesmo.

Novo Metal Webzine – Como vocês avaliam este tipo de experiência? O que vocês puderam absorver deste tipo de situação?
Amazon – Notamos que em primeiro lugar é importante manter toda a documentação em dia, pois só assim você tem a garantia de não perder o controle sobre seu trabalho. E percebemos também que o contrato com um selo não significa muita coisa em termos de evolução para a banda. É preciso trabalhar, trabalhar e trabalhar. E prestar muita atenção nas pessoas com quem você vai fechar o acordo. No caso da Hellion, quando nos foi prometido o CD em 30 dias, eles entregaram em 28. Então, no fim das contas, nem sempre o que parece ruim é ruim. Se não tivéssemos tido os problemas, não estaríamos trabalhando com a Hellion, e estamos muito satisfeito com essa equipe. No geral, achamos que o resultado da coisa toda foi positivo.

Novo Metal Webzine - A faixa “Seven Suns And Seven Moons” tem elementos de música indígena. Sobre o que fala a essa letra?
Amazon – Essa música conta uma lenda indígena brasileira. É a história de Zabelê, uma índia que se apaixona por um jovem índio de uma tribo inimiga, mas tem sua união prometida para um índio de sua própria tribo. Essa paixão acaba gerando uma guerra entre as tribos, que acabam se juntando e colocando uma maldição nos três jovens.

Novo Metal Webzine - Vocês pretendem explorar mais esse lado mais indígena num próximo cd?
Amazon – Eventualmente sim, mas não nos sentimos prontos para fazer um album conceitual. Isso exige uma experiência e um tanto de estrada que ainda não temos. Temos, claro, algumas idéias relacionadas à Amazônia e ao Brasil, mas não iremos nos prender a isso, ao menos no próximo trabalho. Quem sabe, um dia, quando conseguirmos fazer um trabalho temático sem torná-lo entendiante. Gostamos muito de diversos albuns conceituais, mas não nos sentimos preparados para fazer um.

Novo Metal Webzine - Um fato que me chamou atenção nesse cd foi de que os teclados são bastantes presentes nas músicas do Amazon. Nos shows ao vivo vocês utilizam samplers ao invés de teclados. Por que não incorporam oficialmente um tecladista para o posto? Pretendem algum dia ter um tecladista fixo? Pergunto isso, pois quem gravou os teclados no cd foi o próprio guitarrista Renato...
Amazon – Tecladistas são uma espécie em extinção!!! É muito difícil encontrar um tecladista que esteja disposto a encarar o trabalho de uma forma séria, principalmente quando você não mora em uma cidade muito grande. Existem excelentes tecladistas aqui, mas ou eles já têm outras bandas e seus projetos, ou resolveram tocar na noite por dinheiro. Mas nada impede que, surgindo uma oportunidade, um tecladista fixo não seja incorporado a banda. Temos até uma convidada para dividir os teclados com o Renato, no segundo CD. Para o ao vivo, simplesmente não aconteceu ainda, mas definitivamente não temos nada contra.

Novo Metal Webzine - Ao meu ver, o show de abertura do Nightwish, no dia 05/12/04, em São Paulo, foi um dos mais importante para banda, pois o público era grande e vocês conseguiram um grande reconhecimento. Como vocês se sentiram naquele show? Houve algum tipo de pressão por parte de vocês próprios justamente pelo tipo de evento?
Amazon – Com certeza, foi um show muito marcante para nós. Ficamos muito felizes por termos sido recebidos bem e respeitosamente. O resultado, do ponto de vista da divulgação da banda, foi muito positivo, inclusive no exterior. Além disso, foi de uma satisfação pessoal muito grande tocar lá. É inviável dizer que não houve pressão. Por mais que as bandas se esforcem em todos os shows, numa oportunidade dessa você sempre tenta passar do seu limite, dar mais do que o melhor de si. Tivemos aqueles problemas técnicos, não pudemos passar o som, estávamos sem retorno, mas isso não fez com que nos esforçássemos menos.

Novo Metal Webzine - Falando nisso, é verdade que a banda lançará um DVD desse show? O que poderia nos falar sobre isso?
Amazon – Sim, fizemos a gravação ao vivo e estamos trabalhando em cima desse material para um provável DVD nos próximos meses! Foi uma boa chance de gravar um show com um visual legal, galera agitando, não poderíamos ter perdido.

Novo Metal Webzine - Ficamos por aqui, agradeço muito entrevista. Desejo muito sucesso ao Amazon! O espaço é de vocês.
Amazon – Agradecemos o espaço e a entrevista, o apoio do Novo Metal Webzine, por abrir novos caminhos para as bandas que como nós, estão batalhando por um lugar na cena nacional todos os dias. Agradecemos também todas as pessoas envolvidas no trabalho da banda, direta ou indiretamente, e a todos que curtiram nosso CD ou shows. Obrigado mesmo!

top